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Adivinha o que é: não fura, não precisa de calibragem e roda que nem pneu?

25.05.2022

Prometido para 2024, a fabricante Michelin está se aquecendo para a estreia de um produto que pode revolucionar o segmento automotivo: os pneus UPTIS, que não necessitam de ar para funcionar, são fabricados com materiais de alta durabilidade e altamente recicláveis.

A fabricante francesa de pneus Michelin realizou mais um evento no mês de outubro, confirmando que a partir de 2024 já deve colocar à disposição do mercado a tecnologia que elimina a calibração com ar e unifica roda e pneu em um único produto.

Conhecido como Airless Tyres, o UPTIS, sigla em inglês para Sistema Único de Pneu à Prova de Furo, uma evolução do conceito anterior, conhecido como Michelin Tweel (veja mais sobre a tecnologia no e-book SABÓ pneus: um giro na história), com a vantagem de maior capacidade de rodagem e possibilidade de atingir velocidades mais elevadas.

Esse tipo de tecnologia utiliza uma estrutura interna fabricada com dezenas de partes de fibra de vidro, o que confere a eles aderência e amortecimento similares às de um pneu de borracha calibrado corretamente.

O conceito de aplicação é idêntico ao tipo de pneu usado nos veículos lunares, que dispensam o ar pressurizado e utilizam pequenos raios feitos de plástico reforçados com vidro, no lugar de aros de rodas em aço ou outro material, servindo de apoio à banda de rodagem.


Segundo a fabricante, os pneus e a estrutura da roda são uma peça única, que já virá ajustada e balanceada de fábrica para cada modelo de carro, e pode rodar sem qualquer problema mesmo após ser perfurado por objetos como pregos ou pisos irregulares, uma vez que a sua estrutura se mantém intacta. Outro ponto interessante é que, por utilizar uma estrutura sólida, os pneus não sofrem com problemas como desgaste irregular ou desequilíbrios.

Outra vantagem é a maior durabilidade do pneu, evitando um descarte prematuro por furos, rasgos e outros danos na banda de rodagem. Segundo dados da Michelin, todos os anos 200 milhões de pneus vão para o lixo (ou para a reciclagem) sem terem completado sua capacidade de rodagem, isso porque sofrem com perfurações e rasgos (principalmente na parede lateral) que os tornam inúteis.

De acordo com os executivos da Michelin, desde 2017 a empresa vem trabalhando em parceria com a GM no desenvolvimento dos pneus sem ar e que não furam, sendo que eles já foram testados com sucesso no Chevrolet Bolt, provando que estão prontos para chegar em breve ao mercado.

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