NOVIDADES

Amortecedor de Moto: Caractéristicas e Funções

15.03.2022

COMO FUNCIONA OS AMORTECEDORES DA MOTO?
A suspensão dianteira diminui o impacto transferido ao condutor, mantendo a parte da frente da motocicleta rente ao chão. A suspensão traseira, é bem diferente, e geralmente é composta por uma ou duas unidades de amortecedores encaixados no quadro e na balança da roda. De forma resumida, o amortecedor auxilia a mola no movimento de compressão e controla o movimento de extensão.

TIPOS DE ARMOTECEDOR DE MOTO
Amortecedor Hidráulico Bitubular (ou convencional), funciona por meio de um sistema de flúidos hidráulicos e ar inseridos em câmaras separadas, trata-se de um modelo mais comum e acessível.

Amortecedor à gás (pressurizados), utiliza em seu interior nitrogênio pressurizado e funciona do mesmo modo que o amortecedor hidráulico, porém, o gás garante a estabilidade de funcionamento além de aumentar o desempenho. Outro ponto a destacar, com utilização do nitrogênio não há riscos de oxidação, tornando esse tipo superior em vida útil.

QUANTO TROCAR O AMORTECEDOR?
Sinais de problemas na parte mecânica são comuns, seja por meio de barulhos, comportamentos anormais, pulos, aquecimento do motor, dentre outros. Isso ocorre decorrentemente, pelo fato da moto sustentar somente dois pneus no chão, e não quatro. Instabilidade em arrancadas ou frenagens, oscilação ao fazer curvas e passar lombadas, podem ser compatíveis a problemas no amortecedor e devem ser verificados imediatamente. Para evitar problemas de desgaste, vazamentos e ruídos, é necessário ter em mente o desgaste natural dos produtos. Ao notar qualquer sinal, por menor que seja, verifique imediatamente,

Os amortecedores são fundamentais para a locomoção de qualqeur veículo e segurança dos passageiros. O motociclista, nunca deve niglegenciar a susbituição ou aperfeiçoamento na escolha certa do Amortecedor.

Siga-nos nas redes sociais:
Embrepar do Brasil